As empresas e corporações estão se adentrando ao mundo digital
para melhorar o funcionamento e gestão empresarial. Para quem está a mais tempo
no mercado e até mesmo quem está começando agora muitas dúvidas começam a
surgir. Quando falamos sobre Certificado Digital, por exemplo, as principais
dúvidas giram em torno da segurança dos dados e a validade da assinatura
eletrônica.
A assinatura eletrônica proporciona toda a segurança para aqueles
que a obtém, no nosso site você encontra vários artigos sobre as vantagens do
Certificado Digital para a desburocratização de processos e a agilidade
proporcionada aos gestores de negócios.
Para a emissão do Certificado Digital basta entrar em contato com
uma Autoridade de Registro. Eles podem ser emitidos presencialmente, online
ou por procuração.
Sim, você não leu errado. Um Certificado Digital pode ser emitido
através de procuração, mas é preciso seguir algumas exigências feitas pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), para garantir segurança aos
usuários.
Quais as exigências feitas, os tipos de procuração que serão
aceitas e como é feita a emissão de Certificados Digitais são algumas das
perguntas feitas por quem está querendo emitir um certificado e que
responderemos ao longo deste texto.
Como emitir um Certificado Digital?
Um certificado digital pode ser emitido por pessoas físicas e
pessoas jurídicas. O primeiro passo é procurar uma Autoridade de Registro,
elas irão ajudar a entender mais sobre a utilização do certificado e escolher
qual o melhor tipo para você e sua empresa.
Para pessoas físicas os documentos a serem apresentados são:
Já para pessoas jurídicas os documentos necessários são:
Quando é possível emitir um Certificado Digital por meio de procuração?
Mesmo munidos por procuração, pessoas físicas não podem emitir
Certificado Digital em nome de terceiros, com base nos item 3.2 do DOC-ICP-05 versão 5.4 e item 3.1.9 da Resolução n.º
42/06 e era preciso a presença pessoalmente para sua emissão, mas com a
pandemia de Covid-19, alterações foram feitas para a emissão desse tipo de
certificado, sendo possível sua realização por meio de vídeo conferências.
O uso de procuração por empresas pode ser realizado, seguindo
algumas exigências com base na Resolução
CG ICP-Brasil n. 79/2010. Os requisitos a serem seguidos para emissão
de Certificado Digital por procuração são:
Passo a passo para emissão da Procuração
A procuração deverá ser assinada na presença de um representante
da Receita Federal ou em um Cartório de Registro Civil e depois enviada à
Receita Federal.
Deve ser considerado antes da emissão da procuração a finalidade
do certificado, para decidir qual a mais indicada para as necessidades da
empresa, assim como os poderes que a procuração estará proporcionando para quem
possuir o Certificado.