Você já se perguntou qual a chave do sucesso para seu negócio
se popularizar? Ela está mais perto do que você imagina e está em garantir aos
seus clientes o melhor atendimento possível.
Todo mundo adora ser tratado como a pessoa mais importante da
sala, empresas que oferecem boas experiências têm garantias de fidelidades dos
consumidores que passam a gastar mais e ajudam a divulgar seu negócio. Oferecer
um serviço memorável e personalizado é um investimento fundamental para
empresas dos mais diversos segmentos.
Reconhecer e corrigir os erros cometidos é o primeiro passo
para o aprimoramento do seu serviço. O investimento em experiência lhe trará
melhorias no lucro e atrai mais clientes, gerando visibilidade positiva para
sua marca.
A necessidade de mudança não é só questão de lucratividade,
mas de como sua empresa está adepta às novas e modernas estratégias de mercado.
Se você ainda não sabe como implementar esta ferramenta ao seu negócio,
preparamos este artigo cheio de dicas incríveis para que sua empresa esteja bem
posicionada no mercado.
Por que valorizar a experiência do
cliente?
A experiência do cliente são todas as opiniões e impressões
que o consumidor tem ao interagir com uma marca e/ou empresa. Ela abrange todas
as etapas da jornada do consumidor, desde o primeiro contato até a entrega do
produto, incluindo o suporte pós- compra. Priorizar o serviço ao cliente é um
diferencial poderoso e que pode lhe destacar frente ao mercado da sua área.
Os fatores que você precisa levar em consideração para uma
excelente experiência do cliente são: manter a honestidade, a presença e
disponibilidade aos clientes, produtos e serviços de qualidade, investimento em
tecnologia e capacitação.
Todo o trabalho é realizado em equipe e deve ser votado para
garantir que o cliente se sinta único. Não importa qual segmento sua empresa
esteja relacionada, nem se sua loja é física ou virtual, é necessário pensar em
maneiras de conquistar o consumidor.
Estratégias de Experiência ao Cliente
Pense primeiro sobre qual maneira o consumidor entra em
contato com sua empresa, a partir disso defina qual a melhor abordagem. Se o
contato é direto ou indireto, virtual ou físico, por telefone, mensagem ou
e-mail. Crie um plano que favoreça os melhores pontos da sua empresa e que
ajudem na fidelização e retenção de clientes.
Confira 5 dicas para implementar no seu negócio e melhorar a experiência dos clientes:
Quando sua empresa atua somente online, uma boa sugestão para
otimizar o atendimento e não deixar o consumidor esperando é investir em
chatbots, assistentes virtuais que respondem o básico quando o potencial
cliente entrar em contato. Esse sistema é excelente para quem trabalha no
setores alimentícios e delivery.
Outras ferramentas também podem ser usadas para otimização do
atendimento, como Inteligência Artificial e sistemas de relacionamento com o
cliente.
O treinamento de funcionários para atendimento humanizado em
que valoriza o consumidor é essencial para criar um negócio próspero e popular.
Ela deve ser implementada tanto nos atendimentos virtuais quanto nos físicos.
Um atendimento humanizado envolve ouvir com paciência os
pedidos e queixas dos clientes, entender as necessidades e propor soluções.
Principalmente para quem trabalha com vendas online, estar acessível e tratar
cada cliente como único é fundamental.
Ao finalizar uma venda ou no processo de pós-compra, peça uma
avaliação ao cliente. Feedbacks são indispensáveis na coleta de informações
sobre o que melhorar e como melhorar, medir o nível de satisfação dos clientes
e compreender quem é o consumidor do seu produto.
Os resultados da pesquisa irão ajudar a sua empresa a
compreender as falhas e evitar perder clientes. Com esses dados você irá montar
uma estratégia para captação de clientes e impulsionamento do seu negócio.
Ouvir implica que você está disposto a atender sugestões feitas, coloque em
prática o que os seus cliente sugerirem e invista cada vez mais no que tem de
melhor.
As redes sociais oferecem uma vantajosa maneira de se
comunicar com os consumidores. É através das redes sociais que hoje a maioria
das empresas usam para captar possíveis clientes.
Criar um perfil na rede social, envolve conhecer o seu
público alvo e garantir um contato mais próximo entre marca e consumidor.
Existem diversas estratégias de marketing digital para alavancar sua empresa
nas redes sociais.
Lembre-se, esta é uma via de mão dupla. A presença online lhe
expõem a críticas e situações em que precisará de respostas imediatas. Por
isso, é preciso ficar atento, toda reclamação deve ser atendida e solucionada.
Estamos sujeitos a falhas a todos momentos, se você está
disposto a reconhecer isso e a se planejar para eventuais momentos de crise,
então irá alcançar a confiança dos consumidores do seu produto.
Elabore estratégias para que quando os problemas surgirem
você esteja pronto para responder. Descontos e brindes são ótimas opções para
lidar com atrasos e mal entendidos.