Notícias

Entenda um Pouco do Universo da Certificação Digital

Sabemos que o Certificado Digital faz parte de uma realidade em que todo negócio anda de mãos dadas com a tecnologia, tanto no mundo físico e especialmente no mundo digital.

O Certificado Digital funciona como uma identidade e assinatura da pessoa física ou jurídica no ambiente digital, proporcionando maior segurança das informações nos variados processos e transações eletrônicas, validação de documentos, acesso aos programas e sites governamentais dentre outras funcionalidades. Foi instituído por meio da Medida Provisória Nº 2.200-2/2001, tendo à frente a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

Recentemente, tivemos um crescimento bastante significativo no mercado de certificado digital, de aproximadamente 52,29%. Isso significa que além da adesão dessa tecnologia, a identificação digital é uma realidade que faz parte da transformação digital, da qual o nosso país se destaca e não fica atrás de grandes potências mundiais, quando falamos sobre esse tema.

As vantagens do Certificado Digital

Diversas profissões e empresas que adotaram o home office, devido a situação recente que estamos vivendo (pandemia COVID - 19), “criou um espaço e demanda para que mais soluções digitais fossem adotadas a fim de auxiliar nos processos e na gestão dos negócios. Isso novamente reforça e dá continuidade à tendência de crescimento do mercado de certificação digital”.

Como enfatizado acima no texto, muitas profissões, serviços e empresas já estão cientes da necessidade crescente de obter um Certificado Digital, mas nunca é demais relembrar as principais vantagens do mesmo:

-segurança na troca de informações e processos no mundo virtual;

-assinatura e validação de documentos;

-para o MEI que precisa da emissão de Nota Fiscal Eletrônica, é indispensável, além de facilitar também os processos como abertura de empresa online; auxílio nas vendas; segurança proporcionada pelo uso de assinatura criptografada em processos como transações bancárias realizadas no ambiente virtual;

-garante o acesso aos programas e sites governamentais do setor tributário/fiscal (Receita Federal, e-CAC, INSS);

-“a certificação também pode ser utilizada para assinar documentos digitalmente, como contratos, inquéritos, prescrições médicas, e acessar outros diversos programas, sistemas e iniciativas, conforme a lista divulgada pelo ITI”;

-ajuda na redução de papel, o que garante um espaço de trabalho com práticas mais sustentáveis;

-mais agilidade e praticidade;

-segurança no envio das mensagens por e-mail;

-o não-repúdio;

-a autenticidade, atestando a identidade e assinatura da pessoa física ou jurídica;

Os principais tipos de Certificado Digital:

“São 12 (doze) os tipos de certificados digitais, inicialmente previstos, para usuários finais da ICP-Brasil, sendo 8 (oito) relacionados com Assinatura Digital (A1, A2, A3, A4, T3, T4,A CF-e-SAT e OM-BR) e 4 (quatro) com sigilo (S1/S2/S3 e S4)”. Contudo, os mais populares são: o NF-e: designado à emissão de notas fiscais eletrônicas; o e-CPF: é utilizado por pessoas físicas. Nesse tipo é presente a criptografia de dados; e o e-CNPJ: destinado para uma pessoa física ou representante de uma empresa.

As autoridades de registro

A autoridade certificadora (AC) é vinculada à ICP-Brasil que pode emitir a certificação, que é validada por uma autoridade de registro (AR). As AR “são, portanto, responsáveis pela integração entre o usuário e a AC, identificando os solicitantes, encaminhando às solicitações à AC e realizando a manutenção dos registros das operações”.

A Inter é uma Autoridade de Registro (AR) que conta com Certificados Digitais no padrão ICP-Brasil, nossos Certificados possuem um vínculo hierárquico ligados a Receita Federal do Brasil e possuem um alto padrão de segurança para proporcionar uma maior confiabilidade para você e sua empresa, e isso faz com que sejamos uma das certificadoras que mais crescem no país.

Como obter o Certificado Digital:

1. Entre em contato com Autoridade de Registro para a emissão de Certificados Digitais? Para mais informações, acesse o nosso site: https://intercertificacao.com.br/.

2. Você pode escolher o tipo de certificado: A1: validade de um ano (no computador) ou A3: validade de até cinco anos (no cartão ou token criptográfico).

3. Leve os documentos necessários até o local de atendimento da autoridade de registro, de acordo com o dia do agendamento para comparecer de forma presencial, realizando o cadastramento biométrico, a coleta da biografia facial (foto) e das digitais.

4. Receba o seu certificado digital, quando todo processo for finalizado.

Não perca tempo e entre em contato agora mesmo com a INTER CERTIFICAÇÃO, e usufrua das vantagens proporcionadas pelo uso de um Certificado Digital em seu negócio! Para mais informações, você pode acessar o nosso Facebook e Instagram.

Fontes: ID Seguro; Blog Tecno Speed; 

Não perca tempo!

Adquira seu Certificado Digital agora!

Compre ou Renove agora mesmo!
Assine nossa newsletter

Saiba tudo sobre Certificado Digital e dicas de negócios